sexta-feira, 24 de outubro de 2014

DEPOIMENTO DE ALUNO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR III - SEMESTRE 2014.2


COM A PALAVRA: JOSÉ SEBASTIÃO GALVÃO
Após o interessante relato do aluno José Sebastião Galvão, discente  do oitavo período diurno, sobre a sua vivência no Estágio Curricular Supervisionado III na USF de  Vila União – Distrito Sanitário IV - Recife, onde relata que “ se pudesse faria questão de ir todos os dias a USF”, o mesmo cedeu uma entrevista à equipe do Blog ecs123.

1 – O que você esperava vivenciar no Estágio Curricular Supervisionado III?
Atingiu minhas expectativas quanto às vivências clínicas. Tivemos o primeiro contato com a preceptora, onde trocamos informações para nos conhecermos melhor. Ela sempre se mostrando muito atenciosa e acolhedora. A partir desse diálogo, ela  foi caracterizando o perfil de cada estagiário ( eu e Flávio) para  programar e direcionar melhor os os usuários  que poderiam ser atendidos por cada um de nós. Nossa preceptora, Dra. Elza, é muito comprometida conosco - ela exerce de fato o papel de supervisora das nossas atividades de estágio. Nossos trabalhos clínicos são sempre acompanhados por ela  além dela estar sempre avaliando nossos conhecimentos teóricos por meio de perguntas.

2 – Como a preceptora  supervisiona as atividades clínicas realizadas pela dupla?
Ela nos deixa livres para atender todos os usuários agendados, exceto os casos mais complexos, como o atendimento de pacientes especiais, que são sempre atendidos por ela. Vale destacar, que além dos pacientes serem agendados com antecedência, sempre são reservados  horários para as intercorrências/urgências.  Como relatado, estamos exercitando bem a prática clínica neste estágio.

3 – Liste atividades que o estágio estão sendo  acopladas  aos seus conhecimentos adquiridos anteriormente no curso:
A questão social: estamos entrando em contato com  pacientes com muitas carências e necessidades de cuidados pelo perfil da comunidade, como, por exemplo, pacientes de alto risco social.  Isso vem favorecendo o nosso aprendemos em ligar e estabelecer comunicação com diferentes perfis  e tipos  de usuários.
O aspecto Técnico-científico: aprendendo a lidar com o real, com as dificuldades. E pelo montante de paciente que atendemos lá, consigo pôr em prática todos os ensinamentos acadêmicos, desenvolvendo mais ainda minhas habilidades técnicas e manuais.
Vivência em especialidades clínicas: Periodontia, dentística, cirurgia, saúde coletiva (preventiva, palestras, acolhimento, escovação supervisionada, conhecimento sobre o sistema de informação - prontuários), endodontia (abertura coronária).

4 – Como você avalia a proposta da Secretaria de Saúde do Recife para a Clínica Odontológica?
 A minha vivência na USF de Vila União me leva a achar que a principal crítica é para o encaminhamento para as especialidades odontológicas, para o CEO, por exemplo, onde há muita reclamação por parte dos pacientes na demora de serem atendidos. Também acho que se poderiam ofertar mais serviços, como por exemplo, a USF ter um aparelho de radiologia, além de melhorar a estrutura física da unidade.

5 – Como você avalia a dentista preceptora?
Muito organizada e exigente, quanto à boa execução das atividades dos estagiários.

6 – E o trabalho da equipe auxiliar?
As auxiliares de saúde bucal são trabalhadores essenciais para a rotina de trabalho da clínica. São muito importantes.





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário