terça-feira, 20 de janeiro de 2015

11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA




De 28 de julho a 01 de agosto de 2015, será realizado o 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA na Universidade Federal de Goiás. O Congresso traz como tema principal “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal”.  

Portanto, os alunos que tiverem o interesse em participar do evento e principalmente inscrever trabalho, o envio será até 23/03/2015. 

A seguir a mensagem da Secretaria Executiva do evento com mais detalhes sobre o mesmo: "A Saúde Coletiva brasileira terá mais uma especial oportunidade de se reunir para apresentar sua mais recente produção científica, divulgar pesquisas e trocar experiências em todas as suas áreas, além de promover debates e aprofundar reflexões sobre os principais temas relacionados às condições de saúde da população brasileira e de suas estreitas relações com a Saúde na América Latina e no mundo.


Os processos de formulação de Politica de Saúde e de modelos de atenção à saúde enfatizam a relevância dos encaminhamentos fundamentais ao Sistema Único de Saúde (SUS), que estará na pauta de discussões com vistas a se revisar/repensar seus rumos, entraves e discutir estratégias de enfrentamentos aos principais desafios que garantam a equidade, universalidade e integralidade da atenção à saúde no Brasil. 
Trata-se da 11ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e que é carinhosamente conhecido como ABRASCÃO. Este ocorrerá de 27 de Julho a 01 de Agosto de 2015, na cidade de Goiânia, no centro oeste do Brasil, tendo como sede geral de suas atividades a Universidade Federal de Goiás (UFG).
A particular localização do evento na Região Centro Oeste consubstancia um desejo de deslocar o Congresso das frequentes escolhas de sede de eventos nas grandes metrópoles. É possível que essa localização facilite o fluxo e a diversidade regional e cultural de congressistas ao se considerar a especial situação dessa Região, que mantém fronteiras geográficas diretas com todas as outras regiões do Brasil.
Pressupõe-se que o ABRASCÃO/2015 amplie a participação mais qualificada do que a quantitativa de congressistas, mas diversificada e composta por pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação, gestores, profissionais, trabalhadores da saúde e representantes de comunidades e territórios, envolvidos e comprometidos com a Saúde Coletiva e a Reforma Sanitária Brasileira. Assim, são esperados sanitaristas, epidemiologistas, cientistas políticos, cientistas sociais, comunicadores, especialistas em políticas públicas, profissionais e trabalhadores da saúde, gestores e técnicos da saúde, além de militantes de movimentos sociais e de entidades da sociedade civil atuantes na área da saúde.
Isto faz do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva um dos mais importantes fóruns científicos da área em todo o mundo. Evento que acontece a cada três anos e sedia a Assembleia Geral da Abrasco, que define sua nova diretoria e conselho. Nesta edição, a Assembleia tratará inclusive, de questões do regimento interno da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
O tema do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva é: “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal”, cujo pressuposto é que se expresse no conhecimento produzido de reconhecido padrão acadêmico, com criatividade e diversidade próprias dos territórios e do cotidiano dos serviços de saúde, da gestão, da academia e da comunidade constitutivos da Saúde Coletiva e a partir do conhecimento dos sujeitos que planejam, implantam e formulam a Política de Saúde no Brasil.
Os preparativos organizativos do ABRASCÃO/2015 estão em curso, desde a formação da Comissão Científica, que lhe dará a sustentação técnica e científica, composta por membros da diretoria e do conselho da Abrasco, representantes das Comissões, Grupos Temáticos, Fóruns e Redes da ABRASCO. E da Comissão Organizadora, responsável pelo conjunto de ações necessárias à efetivação executiva e operacional do evento e das atividades relacionadas às fases preparatórias ao Congresso.
Um dos eventos que marcam a caminhada preparatória do ABRASCÃO/2015 foi a Oficina de Pirenópolis (13 e 14 de fevereiro de 2014), com o tema “Saúde, Democracia e Participação: um debate estrutural”, compartilhada com representantes de várias instituições. Destacam-se outras reuniões, na sede da Secretaria Executiva e em Brasília, com desdobramentos como a criação de um Núcleo Brasília, envolvendo a Universidade de Brasília (UnB). Todos como processos preparatórios e de mobilização para articular melhor as estratégias para o ano de 2015, quando acontecerão o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e a 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Algumas atividades já estão com seus termos de referência desenhados e a expectativa é de que diferentes pesquisadores, acadêmicos e gestores possam contribuir com suas propostas à grade científica do Congresso com a perspectiva de viabilizá-las operacionalmente, trazendo seus convidados.
Convidamos, portanto, todos à construção de um Abrascão/2015 participativo e com um coletivo capaz de estimular a troca de experiências e a divulgação do conhecimento em Saúde Coletiva.
Bem vindos à caminhada até Goiânia/2015 e ao 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva!
Carlos Silva"

Para mais informações, é só acessar o site: http://www.saudecoletiva.org.br/index.php

 Att, equipe de edição;
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário