terça-feira, 24 de março de 2015

Resenha: SICKO SOS SAÚDE


Estamos iniciando em nosso blog, uma nova categoria que será sobre dicas de filmes que discutem questões relacionadas com a problemática da SAÚDE
E pra começar, Elaine Judite de Amorim Carvalho, Professora Adjunta do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva UFPE, aceitou inaugurar esta categoria.

 A seguir, a resenha sobre o filme SICKO SOS SAÚDE que a mesma escreveu:

Filme de 2007, produzido por Michael Moore. É um documentário que mostra como funciona o sistema de saúde dos Estados Unidos da América, fazendo um comparativo, através da exploração de situações reais de necessidades em saúde, com outros sistemas reconhecidamente bem sucedidos, como é o caso dos que existem em países como a França, Inglaterra, Canadá e Cuba. Neste ponto, não há como o expectador não fazer seu próprio paralelo com o nosso SUS.  

Contrariamente ao que a maioria dos sul-americanos poderia pensar, no “país da democracia”, os EUA, não há um sistema de saúde público e as empresas que oferecem os serviços, cobram preços aviltantes, muitas vezes abandonando os clientes no momento em que eles mais necessitam, que seja na hora em que desenvolvem doenças cujo tratamento é caro ou de prognóstico duvidoso. Um dos momentos mais tocantes do filme é quando uma criança negra morre ao ser negado o seu atendimento num Hospital cujo nome é Martin Luther King. 

O ponto alto do filme é quando um grupo de cidadãos norte-americanos, doentes e abandonados pelo seu sistema de saúde, com sequelas por terem sido voluntários no resgate dos escombros da queda das torres gêmeas, alugam um barco e chegam até Cuba, onde conseguem lá a assistência que não conseguiam receber em seu próprio país, mesmo tendo trabalhado voluntariamente pela pátria. 

É um filme para pensar, para comparar e para entender como um país economicamente tão rico como os Estados Unidos pode permitir que a saúde da população fique contingenciada às mãos de empresas privadas que desenvolvem mecanismos para se esquivar de seus clientes e negar a estes o atendimento quando mais necessitam. É um filme que trata de concepções de sociedade, de países que conseguem valorar o humano para além do lucro que ele pode dar. 

O filme tem disponível no youtube para quem desejar assistir, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=VoBleMNAwUg 

Att, Equipe de Edição
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário