sexta-feira, 17 de julho de 2015

Relato de Experiência (USF Rosa Selvagem - Estágio 2)

Nosso grupo desenvolveu as atividades do Estágio curricular Supervisionado 2 na  USF Rosa Selvagem. A princípio foi realizado o reconhecimento da USF e dos profissionais que lá atuam, realizado visitas domiciliares juntamente ao preceptor, acompanhamento de algumas práticas realizadas na unidade.

Essa interação nos levou a elaboração de um plano de intervenção na comunidade sendo este realizado em visitas com a ACS da USF, a 15 residências selecionadas de acordo com os dados encontrados nas fichas A, com realização de exames clínicos e aconselhamentos. Com objetivo de Identificar os pacientes de risco, os pacientes com lesões precursoras e os pacientes com câncer de boca, sendo estes encaminhados para a Clínica de Estomatologia da UFPE.

 Na medida em que trazemos melhoria na qualidade de vida da população, garantimos mais saúde e mais predisposição social ao trabalho. Visto isso, se faz necessário o acompanhamento e orientação aos pacientes considerados de risco.

 Nessa vivência na USF, nos deparamos com a dificuldade de acesso as áreas para visitas domiciliares, a falta de estrutura e recursos para uma melhor atuação dos profissionais, o que nos leva a refletir a carência dos serviços públicos ainda nos dias de hoje.

 Entretanto a experiência incrível de poder conhecer e atuar em uma área que a população apresenta necessidades e carências que nos tornam úteis até a forma de recepção, que foi bastante agradável, atenciosa e gentil por parte do preceptor e dos demais profissionais.


Poder ter participado do dia-a-dia da USF Rosa Selvagem foi uma experiência bastante enriquecedora, não pode deixar de ser notada certa carência em relação a oferta de serviços, porém,  ter conhecimento do funcionamento e da necessidade da população, cria em nós futuros profissionais um senso de responsabilidade e compromisso com os nossos futuros pacientes.

Att, Samara Nunes, aluna do estágio 2 na USF Rosa Selvagem;
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário