quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Alunos do Estágio 1 relatam suas experiências e percepções sobre o campo do ensino-serviço


USF – Guarulhos Jardim – São Paulo


A Unidade de Saúde da Família (USF) Guarulhos de Jardim São Paulo é responsável por atender cerca de 7.000 famílias. É dividida em 6 micro áreas; cada uma delas acompanhada por um Agente Comunitário de Saúde (ACS). A população atendida na USF é predominantemente de baixa renda (trabalhadores informais, domésticas, aposentados e dependentes do Programa Bolsa Família). Dessa forma, a presença dessa UFS promove um diferencial significativo à saúde e qualidade de vida da comunidade assistida. Na USF há atendimento clínico, odontológico, bem como o acompanhamento das condições de saúde das famílias cadastradas. São realizados trabalhos de orientação sobre as principais doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão); as famílias são incentivadas a realizarem vacinação, exames de rotina (exame preventivo para as mulheres, exames de mama). A USF está localizada estrategicamente de modo a facilitar o acesso da maioria dos usuários. Quanto à saúde bucal, há materiais e equipamentos modernos, que possibilitaria o atendimento das principais demandas. Todavia, houve um problema na construção da unidade, causando um refluxo na tubulação que supre o equipamento odontológico. Isto inviabiliza grande parte dos atendimentos. Contudo, as cirurgiãs dentistas responsáveis atendem aos pacientes, os orientam quanto à saúde bucal e, quando necessário, os encaminham para outros locais onde eles possam ser atendidos. De maneira geral, os usuários aprovam o trabalho realizado pelas cirurgiãs dentistas; e sentem-se acolhidos e satisfeitos, apesar do inconveniente relatado acima. É possível perceber a importância que o SUS, através dessa USF, representa à comunidade. Sem essa USF, a maior parte dessas 7.000 famílias não teria acesso inclusive a informações sobre saúde e orientações sobre os locais nos quais podem procurar atendimento em casos de doença. O fato da existência de visitas domiciliares na comunidade pelos ACSs, também merece destaque. As próprias famílias mencionam que se sentem importantes com esse trabalho e expressam que mesmo se tivessem condições de pagar por um plano de saúde, não seriam tratados dessa maneira. Existem dificuldades na prática do Programa de Saúde da Família, mas os benefícios são indiscutivelmente numerosos para a população.

 por Ângela Amâncio dos Santos 


DISTRITO IV- USF EMOCYR KRAUSE

A unidade de saúde da família é o principal modelo de organização da atenção primária à saúde no Brasil. Sua presença é fundamental na comunidade pois, a da sua equipe multiprofissional, pode-se identificar inicial e primordialmente as fragilidades  de acesso ao sistema de saúde que acometem os moradores de uma dada região. A área da saúde ainda sofre bastante com falta de estrutura governamental, porém é pautada num modelo que promove assistência básica à saúde da população apesar das falhas e dificuldades. Ao vivenciar a USF, pude adquirir experiências positivas e negativas. Para começar, vamos as experiências positivas. O serviço é oferecido por profissionais (médicos, odontologistas, farmacêuticos,  enfermeiros) bem treinados e capacitados, apesar do número reduzido de profissionais.Não há custos com medicamentos (todos fornecidos pelo governo) e nem com as consultas. Outro ponto positivo é o processo de humanização do estudante de saúde que, ao ser inserido na convivência com o sistema e a população, consegue ampliar sua visão sobre a importância da existência desse serviço. Agora, vamos as experiências negativas. Nesse aspecto pude notar o excesso de pacientes para um número reduzido de médicos, frequente falta de determinados medicamentos na farmácia da população, necessidade de aparelhos para exames,infra-estrutura das instalações deficiente, mal atendimento (causado justamente pelo número reduzido de profissionais), filas enormes e demora no atendimento. Ainda destaco adificuldade no manejo dos recursos referentes a manutenção, esporádico atraso dos funcionários e pouca divulgação das atividades oferecidas pela  USF para a população. Sabe-se que a USF, apesar de algumas vezes não ir de encontro com todos os seus objetivos propostos no papel, apresenta profissionais e população usuária almejando sempre uma mudança para melhor. 

por GEORGYA MAYARA TRAVASSO TORRES ALVES


USF Jardim Teresópolis

A disciplina de Estágio Curricular no Sistema Público de Saúde 1 é o primeiro contato dos alunos com o SUS enquanto não usuários. A unidade de saúde onde foram realizadas as atividades do estágio pertence ao Distrito V, localizada na comunidade de Mangueira II.
Acredito que o primeiro contato nos fornece conhecer a realidade. É muito comum ouvirmos usuários reclamarem dos serviços públicos de saúde, e agora pudemos ouvir os pontos de vista e insatisfações dos profissionais e gestores. A Unidade de Saúde de Mangueira II tem a estrutura física de uma casa que foi adaptada, o que traz dificuldades.São difíceis as condições físicas de trabalho que são impostas aos profissionais e usuários.
Lamentavelmente, devido a problemas na cadeira odontológica, a unidade ficou dois anos sem oferecer os serviços de odontologia a população. Portanto, a demanda atual é considerável. Em nossa primeira visita ao campo com a ACS Ruteh - uma pessoa que tornou o estágio muito produtivo e que nos aproximou da realidade verdadeira das famílias usuárias da UFS - pudemos verificar as consequências de dois anos sem serviços odontológicos na comunidade. Durante nosso percurso diversas pessoas indagaram sobre atendimento odontológico à ACS.
Entretanto, apesar das dificuldades, é possível também ver a vontade dos profissionais de fazer um bom trabalho, de cumprir com sua obrigação na tentativa de promover saúde à população. O estágio é um espaço de diálogo e contato com a realidade, usuários e profissionais. É uma etapa na construção acadêmica e profissional muito importante que nos coloca mais próximos do futuro profissional.

Por Elba Alves dos Santos
 
USF de Jiquiá
Na disciplina de Estágio Curricular 1 os alunos da UFPE passam por uma série de experiências que norteiam a Saúde Pública.  Elaé realizada nas Unidades de Saúde da Família (USF) que ficam distribuídas em regiões do Distrito IV e V, na região metropolitana do Recife. Esse conjunto de vivências permite explorar aspectos que por hora eram desconhecidos pela maioria dos estudantes.
Um relato dessas experiências pode ser dado por mim, Camila Victor, aluna de Estágio 1 do período 2015.2. Fiz meu estágio na USF de Jiquiá, que, como muitas outras USF, fica localizada em um bairro humilde.
Na vida acadêmica nos ensinam os melhores tratamentos, melhores recursos, melhores remédios para sermos os melhores profissionais que pudermos. Porém, quando nos deparamos com a realidade pública, nos damos conta de que não são os melhores recursos que vão fazer de nós ótimos profissionais, mas sim o quanto conseguimos compreender a realidade do nosso paciente e nos comprometer com ela, transformar essa realidade em uma demarcação de até onde podemos ir e assim planejar o melhor para ele.Afinal de contas, não adianta passar o melhor remédio se ele for o mais caro e o paciente não puder comprar.
O que de fato tornou essa experiência mais enriquecedora foi poder conhecer as bases do Sistema Único de Saúde, seus usuários e seus lares, formas de vida Tudo que caracteriza a Unidade, tanto social quanto estruturalmente.
Passamos toda uma graduação vivenciando e aprendendo o lado do profissional.Entretanto, conhecer o outro lado nos transforma não só em melhores profissionais, mas em melhores cidadãos. Essa experiência fez com que ampliássemos nossos olhares para saúde, saindo assim da bolha que envolve a odontologia, dando um caráter interdisciplinar na nossa formação. Essa sim foi a maior lição para mim. 

Por Camila Gabriela de Oliveira Victor















Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário