sexta-feira, 26 de maio de 2017

Vídeo: Linha de cuidado para a atenção integral à saúde das crianças, adolescentes e suas famílias

 



Por Maria Luíza Maranhão

  O vídeo de 8:46 minutos do ministério dá saúde aborda primeiramente a preocupação que se deve ter no acompanhamento das crianças antes mesmo delas terem nascido,  o acompanhamento neonatal, e seu desenvolvimento tomando todas as vacinas e teste do pezinho, na sua primeira semana de vida, seguindo pela atenção ao adolescente por se encontrar nessa fase de mudança corporal.


  A segunda parte do vídeo trata da linha de cuidado na atenção básica, começando pelo acolhimento onde a criança e a família é acolhida por qualquer tipo de profissional de saúde; a equipe de saúde nessa situação em que a criança sofreu alguma violência é essencial para primeiro, no acolhimento, está sensibilizado para atender esse paciente depois dá todo o suporte, sendo ele de escuta, psicológico, exames físicos e planejando um projeto terapêutico singular para cada caso trabalhando de forma integrada. Também é necessário que a equipe notifique os casos de agressão de maior complexidade e gravidade para o conselho tutelar.

  A terceira e última parte do vídeo é referente a rede de proteção; aborda o fato de que a proteção de crianças e adolescentes é um trabalho de todos nós, sendo feito em rede de cuidado e proteção sendo composta por serviços de saúde, social, educacional, conselho tutelar, segurança pública, ministério público, justiça e entidades da sociedade civil. Assim com o olhar ampliado e estabelecimento de vínculos pode fazer efeito na vida de quem sofre ameaças ou violência física dessa forma em conjunto formando uma cultura de paz.

  Em síntese o trabalho da equipe de saúde da atenção básica não se limitam somente a atender uma pessoa doente, independente de sua faixa etária, mas de ser capaz de integrar conhecimentos com outras áreas e ter uma abordagem muito mais profunda com relação ao seu usuário tornando-se assim extremamente eficaz. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário